






















Cuidar em casa a pessoa com demência

Projeto "Estrategica_mente"
UCC Seixal

A demência, também conhecida como síndrome demencial, consiste no declínio contínuo e geralmente progressivo das funções cognitivas. Este declínio é significativo, provocando alterações no funcionamento normal do indivíduo, dificultando a realização do autocuidado e causando perda de autonomia. A falta de conhecimento e compreensão sobre a demência (e todas as alterações que acarreta) resultam no estigma desta doença, gerando muitas vezes barreiras ao seu diagnóstico precoce e à prestação de cuidados de qualidade.
Atendendo ao padrão da atualidade social, com o crescente padrão de envelhecimento populacional e o progressivo aparecimento de doenças degenerativas e crónicas (que promovem um maior número de casos de dependência) verifica-se a imposição de constantes desafios aos cuidadores/famílias.
Sendo uma doença ainda sem cura, difícil de aceitar e gerir, e cuja progressão não pode ser evitada, isso não quer dizer que seja estanque. A qualidade de vida e o compromisso que as pessoas experienciam pode ser melhorado.
Conhecer a Demência

Dicas para uma Comunicação Eficaz

Atividades de Vida Diária

Promoção da Qualidade de Vida

Risco de Queda:
Segurança em casa
















